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Criação, Alimentação e Saude.

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Mensagem  Agapornis Seg Mar 31, 2008 1:59 pm

História dos Agapornis

Os AGAPORNIS são originários do continente africano. Agapornis é uma palavra grega que significa " Pássaros do Amor e tem como principal característica de viver em casais. Foram descobertos em 1793 e levados para a Europa em 1860. No Brasil, na década de 80 haviam poucos criadores e não havia um campeonato definido exclusivamente para esta espécie. Na década de 90 Paul Richard e Fabio Tiezzi começam a importar diversas espécies de agapornis, inclusive o roseicollis violeta, sensação do início daquela década, como os opalinos nos dias de hoje. Os Roseicollis surgiram e habitam uma região da Costa Ocidental da África do Sul e seu sudoeste, entre vegetações de pequenos arvoredos abertos e montanhas de até 1600 metros. Os Personatas vivem no nordeste da Tanzânia entre savanas e árvores isoladas. Os Fischeris vivem na região que vai do sudoeste ao sul do Lago Vitória, no norte da Tanzânia. Os Nigrigenis vivem do sudoeste da Zamíbia até Livingstone, no norte da Zamíbia com o leste de Zimbabue. Os Lilianes vivem no sul da Tanzânia, nordeste de Moçambique, oeste da Zamíbia e norte do Zimbabue, entre 800 e 1000 metros de altitude. O Cana é encontrado na ilha de Madagascar e nas ilhas Maurício, Rodrigues e Zanzibar. Esta espécie só é encontrada na sua coloração original. Todas as mutações foram conseguidas em cativeiro e mesmo assim, não existe registro de criadores com mutação na atualidade, no Brasil. Dentre as espécies, ainda temos o Pullária, o Taranta e o Swinderniana.



Criação

Antes de começar sua criação, verifique o local onde irá adequar suas aves. Adquira matrizes de qualidade, anilhadas e preferencialmente com criadores que garantas a saúde das aves. Filie-se a uma Associação de Criadores próximo de sua residência ou Criadouro. Após o 8º dia da gala, surge o primeiro ovo. As aves botam em dias alternados, de 4 a 6 ovos por postura. Os ovos eclodem após 21 a 23 dias. Normalmente, ocorrem nascimentos em dias consecutivos, durante o prazo de 7 dias. Assim, temos filhotes da mesma ninhada, de diferentes tamanhos. Para evitar esse problema, podemos retirar os ovos à medida vão sendo botados para devolvê-los ao ninho após o término da postura, o que não é aconselhável para criadores iniciantes. Quem tiver mais de um casal criando ao mesmo tempo, poderá trocar os filhotes de ninho, deixando todos os de tamanho aproximado em cada ninho.

Os anéis devem ser colocados nos filhotes entre o 8º e o 12º dia do nascimento. Coloca-se os anéis deixando os dedo do filhote na horizontal, sendo 2 para frente e dois para trás, passando-se o anel até acima do pé.

Após 25 dias, a perda de filhotes é praticamente nula. O "desmame" se dá após 60 dias. Algumas fêmeas, antes do desmame, tentam expulsar os filhotes dos ninhos para iniciar uma nova postura, chegando a arrancar suas penas. Para evitar isso, deve-se colocar na gaiola farto material para confecção de novos ninhos. Algumas fêmeas podem arrancar as penas dos filhotes sem ser na época da criação. Isso se deve principalmente à carência de vitaminas que é encontrada no caule das penas, no sangue. Elas costumam arrancar essas penas e alimentar os próprios filhotes.

Após a separação dos pais, deve-se colocar os filhotes em uma gaiola ou viveiro com, pelo menos 80cm de comprimento para que possam voar e desenvolver a musculatura.

Não se deve mexer no bando formado até que realize a primeira muda de penas, 5 a 6 meses após o nascimento. Durante o período da muda, as aves costumam apresentar febre, parecendo até mesmo doentes. Esse é um período perigoso que requer muita atenção quanto à alimentação dos filhotes. Aumente a quantidade de aveia também nesta época.



ALIMENTAÇÃO

" O SEU PÁSSARO É AQUILO QUE ELE COME "

1. MISTURA DE SEMENTES BÁSICAS
30% Painço
50% Alpiste É o principal alimente e com maior percentual de proteínas
5 % Girassol Nunca dê em excesso. É oleoso e pode fazer mal para o fígado
10% Aveia branca Pode-se aumentar a quantidade no frio
5 % Arroz com casca

2. FARINHADAS OU VITAMINAS COMPLEMENTARES
Existem farinhadas prontas no mercado porém, deve-se buscar chegar próximo dos 30% de proteína. Uma farinhada a base de proteínas vegetais e minerais é o ideal. Por exemplo, a base de milho, soja, própolis e minhoca.
Podemos fornecer as farinhadas ou vitaminas complementares de maneira diferente conforme a época da criação. Quando estamos com as aves a reproduzir, devemos fornecer uma farinhada com maior quantidade de proteína, para o melhor desenvolvimento e crescimento do filhote, e esta podemos encontrar na soja granulada ou no ovo. Da mesma forma antes dos campeonatos.
Quando as aves não estão criando ou estiverem descansando, podemos fornecer apenas uma farinhada a base de milho, própolis e frutas. O melhor é fornecer as farinhadas secas, porém se optar pela úmida, deve-se trocar diariamente para não surgir qualquer tipo de fungo.

3. LEGUMES
Dê pedaços pequenos de milho verde duas vezes por semana e Jiló ou cenoura uma vez por semana.

4. VERDURAS
Pode-se fornecer uma vez por semana verduras com almeirão ou escarola.
Forneça folhas de couve uma vez por semana na época de reprodução. Ela tem vitaminas que facilitam as posturas pelas fêmeas. Nunca dê alface. Esta tem substâncias que podem dar diarréia e sonolência nas aves.

5. CÁLCIO
Você mesmo pode fazer a pedra de cálcio para suas aves. Com areia branca compradas em Pet Shops, gesso de estuque, casca de ovo moída e torrada. Misture tudo, coloque água e despeje em copinhos de café. Espere secar uns dois dias e quebre o copinho. Coloque a pedrinha no fundo da gaiola. É uma ótima fonte de cálcio.

5. ÁGUA
Deve ser trocada diariamente conforme fatores de higiene e, na época de postura, a fêmea costuma banhar-se e isso ajuda a umedecer os ovos, facilitando a eclosão.





NINHOS


Caixas de madeira que podem ser horizontais ou verticais. As horizontais - 30x15cm com divisória. A parte do fundo, superfície côncava, onde a fêmea coloca os ovos. As verticais facilitam o choco e proporcionam um percentual maior de nascimento. Podem ser de 20cm de altura x 15cm profundidade x 15cm frente. Coloque palha de milho no piso da gaiola para que a fêmea confeccione o ninho e coloque um pouco de serragem dentro do ninho.
Os Agapornis de aro branco (Fischeri, Personata, Nigrigenis) carregam a palha no bico, inteira; às vezes até pedaços do sabugo de milho e o que tiver por perto. Os roseicollis colocam os fios de palha entre as penas do rabo e as levam para o ninho. Dentro do ninho elas soltam a palha e fazem movimentos circulares, confeccionando o ninhos. Os Roseicollis quase sempre só a fêmea faz isso e os machos costumam fazer após "velinhos" - após aproximendamente 5 anos.



ACASALAMENTOS OU REPRODUÇÃO


Após adquirir aves saudáveis, anilhadas, que não estejam sujas ou "encorujadas", de preferência em criadores e verificarmos nossas condições e instalações para que o casal habite de maneira satisfatória.
Escolha aves com idade de até dois anos, apesar dessas aves reproduzirem até aproximadamente seus 10 anos de idade.
A questão mais controversa que existe na criação dos agapornis é distinguir os machos das fêmeas (espécies onde não há dimorfismo sexual). Esta é a maior dificuldade de quem deseja iniciar a criação e até mesmo em criadores experientes. Um método infalível para a determinação do sexo dos agapornis, é a analise de DNA quer por amostra de sangue ou de penas e que custa em torno de R$13,00. Alguns cruzamentos tem mutações sex-linked, ou seja, ligadas ao sexo, e a partir daí, pela cor, pode-se determinar desde pequeno o sexo do agapornis. Em adultos consegue-se diferenciar mais facilmente o sexo por apalpação dos ossos da bacia que são mais largos e arredondados nas fêmeas e mais apertados e pontiagudos nos machos. As fêmeas também são ligeiramente maiores e têm a cabeça e o abdomen mais arredondado que os machos.
Antes de iniciar os acasalamentos e colocar os ninhos, é aconselhável vermifugar todas as aves do plantel. Meus vermífugos indicados são o IVOMEC onde tira-se uma pena da perna da ave e pingamos uma gotinha do vermífugo. Outro bom vermífugo é o PANACUR 10%, onde podemos dar 3 gotas no bebedouro durante 5 dias consecutivos.
Faça este procedimento apenas uma vez ao ano para não debilitar muito as aves.
Na semana seguinte ao vermífugo, pode-se fornecer misturado à água para beber, um composto de vitaminas chamado Glicosol ou também Glicopan. Estes também 3 gotas por dia durante dez dias seguidos.

Devo criar em gaiolas ou em colônias?
A criação de agapornis pode ser feita tanto em colônia quanto em gaiolas individuais, dependendo do espaço, tempo e, principalmente dos nossos objetivos na criação.
Podem ser criador em gaiolas GRII ou GRIII com medidas de 80x50x50cm; já um viveiro para criação em colônia, vai depender da quantidade de casais que se deseja ter. Um viveiro de 2 metros de comprimento por 1 metro de altura e 1 de profundidade, caberá tranqüilamente 5 casais. É importante salientar que deve-se ter 2 ninhos para cada fêmea, diminuindo assim o risco de brigas.
A criação em gaiolas proporciona um controle genético maior e uma reprodução mais rápida e acertada, ao passo que em colônias não há controle genético. A vantagem da colônia é a maior facilidade para limpeza.
Os acasalamentos começam tão logo o casal esteja adaptado ao novo ambiente. O macho começa a entrar no ninho, verificando o novo território. A fêmea começa a picar a palha de milho e carregá-la para o ninho.
Oito dias após a cópula ou acasalamento propriamente dito, a fêmea começará a botar os ovos em dias alternados. Botam entre quatro e sete ovos normalmente.
O tempo de choco é de aproximadamente 23 dias para os agapornis. Nos Tarantas, esse período é de 30 dias. Após o nascimento dos filhotes, a fêmea é quem os alimenta recebendo a comida dada pelo macho através da regurgitação deste no bico dela.



ANILHAMENTO


Aconselha-se acasalar aves com idade em torno de 10 meses. Não se deve misturar imediatamente, aves de origem desconhecida. Estes devem ser deixados isolados por 30 dias em observação. Esta medida pode evitar a perda de todo o plantel.
Anéis de identificação:
Os diâmetros dos anéis são os seguintes:
4,5mm para Roseicollis, Personata, Fischeri e Taranta.
4,0mm para Nigrigenis, Liliane e Pullaria.
3,7mm para Cana.





SAÚDE / PROFILAXIA


Profilaxia são as medidas preventivas necessárias para se evitarem doenças e abrangem alimentação e higiene. Quanto à higiene, devemos desinfetar periodicamente os objetos da gaiola, poleiros, grades e chapa com veja ou água sanitária.



SINTOMAS DE DOENÇAS


Quanto mais observarmos nossas aves, melhor poderemos detectar qualquer tipo de sintoma de doença e quando detectada, devemos isolá-lo longe das demais em um ambiente aquecido. Alguns sintomas são:
* Apatia
* A ave fica no fundo da gaiola muito tempo
* Penas arrepiadas
* Não se alimenta
* Fezes verdes
* Respiração ofegante
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